21/02/2022 às 15:37 Oficinas

Oficina para o Projeto Economia do Bem

213
2min de leitura

Texto por Geisiane Teixeira

Experimentar diferentes processos e técnicas da produção fotográfica e incentivar a capacidade criativa e expressiva dos participantes, foi o que rolou na Oficina de Fotografia que aconteceu na Varal Agência de Comunicação/Ateliê de Ideias, entre 13/08 e 05/09. Com aulas teóricas e práticas, a educadora e fotografa, Thais Gobbo Fotografia trouxe atividades para os apaixonados pela fotografia que buscam investir em projetos pessoais e profissionais.

Tainara Pereira Lima, de 23 anos, e o irmão Icaro Wilson Pereira Lima, de 13, participaram da Oficina, com a ideia de melhorar as fotos de divulgação do comércio da família, a Mercearia da Duty, no Bairro da Penha. “Antes usava a câmera só no automático, agora aprendi a controlar o foco e a luz, no manual, e minhas fotos ficaram melhores. Isso ajudará na divulgação da mercearia, do meu empreendimento de doces e das ações da igreja”, contou Tainara.

Como atividades práticas, os participantes fotografaram produtos de três comércios, filiados às Centrais de Compras de São Benedito e Itararé, e produziram ensaios fotográficos, na Praça de São Benedito e no Farol de São Benedito. As imagens estão sendo editadas e, em breve, serão publicadas na página da Varal.

Edivaldo de Araújo, proprietário da mercearia Uaimart, filiada à Central de Compras de São Benedito, aprovou a iniciativa da Oficina. “Ajuda os participantes da oficina a praticarem o que aprenderam, e nos ajuda como comerciantes a termos fotos de qualidade para divulgação do comércio. Uma foto com ângulo diferente, mais profissional, faz toda diferença na divulgação”.

Sobre o conteúdo das aulas, Lysia Almeida, 24 anos, acredita que, apesar de apenas 20h de carga horaria, a oficina foi bem eficaz. “Mesmo com curto tempo, fiquei muito satisfeita com a metodologia, e daqui por diante é adquirir experiência, acostumar-me com as câmeras, treinar os enquadramentos, o olhar, as técnicas”. Moradora de Itararé, a jovem conta, ainda, que ficou muito feliz por ter conhecido pessoas do bairro dela. “Sentirei falta de encontrar essa galera!”, concluiu.

Moradora de Itararé, a jovem fotografa Thais Gobbo, postou em seu instagram @thais.gobbo, que essa foi uma das turmas mais bonitas que já teve, em todos os sentidos. “Todos sempre muito dispostos, cheios de dúvidas e saberes, que transbordam sentimentos em cada palavra e abraço e que topam tudo!”, e Thais completa: “Gratidão, por todo carinho e pelo coração renovado em não só por ensinar, mas principalmente por aprender em cada detalhe, em cada sentir!”

Gratidão da gente pela dedicação da Thais e dessa turma tudo de bom! Já estamos com saudades.

A Oficina de “Fotografia”, faz parte de 150h do Ciclo de Formação em Qualificação para Consumidores e Empreendedores, oferecido pelo Projeto Economia do Bem, realizado pelo Ateliê de Ideias em parceria com a Prefeitura de Vitória, através do FMPDC/PROCON/SEMCID/Gerência de Qualificação do Trabalhador.


Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Curso Fotografia Oficina

Quem viu também curtiu

15 de Ago de 2023

Afeto, Olhares e Fotografia

22 de Out de 2023

Você já imaginou um ensaio de formatura que realmente conte a sua trajetória? 🎓

22 de Out de 2023

Como escolher o fotógrafo ideal?!